segunda-feira, 22 de agosto de 2016

DIA DO FOLCLORE - 22 DE AGOSTO

O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias, brincadeiras, provérbios, adivinhações, receitas, vestimentas e adornos, orações, encantamentos, juras, danças, canções e melodias, gírias, saudações e despedidas, trava-línguas, festas, encenações, artesanato, e até medicina popular. Ao contrário do que se pensa, ele não é restrito ao que vem do interior, visto que tradições urbanas também estão inclusas na definição de folclore.


A palavra folclore surgiu a partir do termo folklore, criado por William John Thoms. Folklore, por sua vez, é composto de folk = povo, e lore = conhecimento. Portanto, folclore é o conhecimento do povo. Antes da criação deste neologismo, as tradições de cada povo eram chamadas de "antiguidades populares".


Em 1965 foi oficializado que 22 de agosto seria o Dia do Folclore. A escolha da data foi em homenagem a William John Thoms, que inventou o vocábulo folclore (do inglês folklore). Em 22 de agosto de 1846 Thoms publicou uma carta pedindo apoio para fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país.






0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO.

Populares

Tecnologia do Blogger.