terça-feira, 8 de novembro de 2016

1.º Encontro das Comissões Municipais de Folclore.


O folclore goiano é muito rico em lendas, contos, danças, festas populares, folguedos e personagens folclóricos. A valorização do folclore goiano vai muito além do simples chamariz de turistas, nós temos orgulho de nossa cultura que nos faz divertir, sorrir, chorar, mas, sobretudo, reforçarmos os laços que possuímos com nossas origens. 



Goiás é um estado com enorme tradição religiosa e ele recebe milhares de pessoas todos os anos que vêm de várias partes do Brasil. Fiéis que buscam reforçar seus laços religiosos participando de atos grandiosos e significativos, como é o caso da Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás, assim como, a festa do Divino Espírito Santo, que acontece todos os anos durante um mês, começando sempre 50 dias após a Páscoa. O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses índios e negros). Aspectos religiosos (principalmente católicos), tradições populares e elementos simbólicos destas diversas culturas se fundiram a imagem e ao espírito criativo do povo goiano para compor o folclore de Goiás, e em razão disso, a Comissão Goiana de Folclore realiza nos dias 17 é que em 18 de novembro uma grande festa, reunindo na Vila Cultural Cora Coralina várias comissões de folclore do interior de Goiás.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO.

Populares

Tecnologia do Blogger.